We use cookies - they help us provide you with a better online experience.
By using our website you accept that we may store and access cookies on your device.

Entrevista ao Selecionador

Boas pessoal, voltamos às entrevistas (algo que já não fazia à algum tempo) e desta vez tive a honra de poder entrevistar o "nosso" Selecionador SirDMM.

1- Quem é o SirDMM na vida real? É um cidadão português, alfacinha de gema, baptizado com o nome de Daniel, tem 43 anos, vive em Azeitão, é formado em Gestão e um profundo amante de 3 desportos, ciclismo, futebol e ténis de mesa, o último, cheguei a jogar no SCP quando era iniciado.

2- Como conheceste o HT? Em meados dos anos 2000, num quotidiano repleto de tarefas entre universidade, trabalho, família e namorada, lá ia arranjando tempo para andar à “caça” de jogos de estratégia, particularmente, de futebol. Lembro-me que há época jogava Trophy Manager e Manager zone e foi naturalmente que acabei por descobrir o Hattrick e fiz o 1º registo em 7/12/2005. Ainda me lembro de desconfiar do site do hattrick porque um dos elementos que nos pediam no registo era a morada, nessa altura, apesar de não haver tantas ameaças informáticas como as que hoje nos deparamos, já se começava a ouvir os primeiros subornos e roubos de dados e fiquei desconfiado da veracidade do site.

3- O que te fez abraçar o desafio que é comandar a Seleção Nacional? Antes de responder à pergunta, penso que é importante fazer um pequeno enquadramento histórico. Entre 2005 e 2012, fui um user que jogava o HT descontraidamente, e, em muito períodos, somente a cumprir os mínimos necessários para não encerrarem a conta. Entre 2013 e 2016, parecia os malucos, ora voltava ao HT ora desaparecia tão rápido como voltava, eram registos por impulso e sem qualquer convicção de me manter no jogo. A partir do dia 31/08/2018, data do registo actual, já com a vida organizada e estabelecida, tanto familiarmente como profissionalmente, passei todos os dias a dedicar-me um pouco ao HT, até que, o ‘bichinho’ ficou. Passei a explorar e frequentar os fóruns diariamente, a seguir alguns user experientes e fui-me apercebendo do enorme desafio que são as selecções. Comecei a desempenhar as primeiras funções em staffs de NT, adquirindo o máximo conhecimento possível e estudando dados e indicadores, ao mesmo tempo, vinha me apercebendo de um certo distanciamento da comunidade nacional junto das NT’s. Respondendo agora à pergunta, o que me fez abraçar o desafio de comandar a Selecção Nacional foi acreditar que tinha capacidade para acrescentar valor à selecção e o facto de contar com o apoio próximos de alguns users experientes em NT’s (apangaia, ratinho e ruzek) e ambicionar ganhar medalhas.

4- De certo que houve umas surpresas agradáveis e outras não tanto no comando da seleção, qual a melhor e a pior até à data? Começando pelo pior, diria que foi não ter tido tempo suficiente, entre o momento em que o HT nos passa os ‘botões’ e o início da primeira competição a doer (Europeu). É preciso dominar a lista de prospecção e a herança recebida. Hoje, domino integralmente todos os 131 jogadores que fazem parte da Lista de prospecção, conheço o nosso poderio e pontos fracos. Olhando para trás e reflectindo sobre o Europeu, hoje sei que faria algumas coisas de diferente mas também faltou um pouco de sorte, por 1 golo não ficamos legíveis para ir aos wildcards de acesso ao mundial. Em relação ao melhor, isso ainda está para vir, vai ser o título de campeão da Taça das Nações e consequentemente a medalha de ouro.

5-Vês que os jogadores de HT fazem (em regra) o que pedes para potenciar um jogador ou há entraves nesse quesito? Felizmente existem users, cada vez menos, é certo, que a única motivação de andarem no HT é treinar para as selecções nacionais. A esses users e todos os demais que se comprometem com a causa da selecção nacional só tenho a agradecer o empenho e compromisso e referir que são cruciais para a renovação de gerações. Em regra, o que peço para um user que tem um potencial jogador para a NT é apresentar os requisitos mínimos, mostrar com o apoio da calculadora do tracker a idade com que ele atingirá esses requisitos e saber se posso contar com o compromisso dele. Quando isso não é possível procuro saber se o user estará disposto a vender o jogador e tento encontrar um comprador que acolha o jogador e a nossa causa. Quando lido com users que vestem a causa da NT não sinto qualquer resistência ao meus pedidos, por outro lado, também entendo os users que lutam pelos seus objectivos pessoais e o seu clube está primeiro/acima da seleção do seu(s) jogador(es).

6- Sem dar spoilers para futuros jogos ou sem entregar o teu segredo em demasia, como preparas os jogos da seleção? Diria que preparo os jogos da NT fundado em 3 aspectos, o adversário, a nossa selecção e a envolvente. Sobre o adversário, analiso exaustivamente o histórico dos jogos (ratings, tempo, formações, tácticas) e os jogadores (formas, resistências e especialidades). Sobre nós, passo literalmente horas no simulador a testar formações e quais as que nos garantem melhores ‘odds’ caso o rival se apresente de uma determinada forma em campo, por fim, na envolvente, estudar o staff (é o 1º mandato ou não, tem experiência, etc…) e ‘cuscar’ nos fóruns nacionais dos adversários e noutros, informação que nos possa ser útil.

7- E como geres o teu teu tempo? pois o HT de momento deve exigir bastante não? Sem dúvida, passo muitas horas no HT. Felizmente tenho conseguido conciliar o tempo profissional e familiar com o HT, se tal não fosse possível nunca me tinha candidato ao cargo, porque uma coisa é certa, ser seleccionador nacional exige muitas horas de análise, dedicação e pesquisa, isto se for para fazer um trabalho com cabeça, tronco e membros.

8- Fora do HT que hobbies tens? Principalmente, ciclismo de estrada. É um sentimento fantástico sempre quando tiro a bicicleta da garagem e vou rolar pró asfalto. Vivo na encosta da Arrábida, por isso, imaginem aqueles dias solarengos, pegar na bicicleta e chegar a um dos vários miradouros que a Arrábida tem e poderes desfrutar de tranquilidade, natureza e harmonia. Vivemos constantemente em stress e pressão, por isso, sempre que posso ocupo o tempo livre a andar de bicicleta.

9- Para finalizar preferes férias cá dentro ou fora de Portugal? e qual o teu destino de sonho? Felizmente já viajei alguma coisa pelo mundo, dos 5 continentes falta-me visitar a Oceânia e a Antártica, este último tenho muitas dúvidas se alguma vez o vou visitar. Enquanto tiver saúde, dinheiro e disposição procurarei fazer férias fora de Portugal, porque sei que à medida que vamos envelhecendo, seja por um ou todos os aspectos anteriormente mencionados, poderá já não ser possível viajar para fora de porta. De qualquer forma, sempre que posso também viajo dentro de portas e adoro os Açores e a Madeira. Os meus destinos de sonho são 2: Timor Leste e o Japão.

2024-03-07 09:55:49, 74 views

Link directly to this article (HT-ML, for the forum): [ArticleID=23535]

 
Server 070